terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

REGRESSO (1)



Este é o Regresso. Após uns oito anos encalhado aqui à porta de casa, a definhar, à frente de toda a gente, foi abatido, com vinte e oito anos. O Regresso foi construído em 1980, o ano em que eu nasci, por um artesão de nome Agostinho, que já morreu, assim como o meu pai, que o mandou construir. Eu ainda estou vivo, e por isso coube-me a mim desfazê-lo em pedaços. Nessa manhã, como tantas vezes faço, fui à costa ver o mar e mijar do cimo de uma duna. Estava uma gaivota a tentar comer o olho de um golfinho que o mar trouxe na madrugada. Às onze, chegou o senhor agente da polícia marítima. Disse-me para começar a desmanchar o barco e olhar para câmara que ele tinha de tirar uma fotografia para o arquivo. Depois disse-me para carregar alguns pedaços de madeira até ao contentor do lixo, para que ele tirasse outra fotografia, para o arquivo. Nisto veio o meu vizinho, o ti Zé, mais conhecido pelo Zé Sargo, que tem hoje 83 anos, que agarrando numa enxada que estava ali de lado disse: “Bora partir esta merda toda!”. E eu fui. E eu parti com ele. Só parámos quando não restava nada sobre nada; mal demos pelo senhor agente se ir. Não pus nenhuma dessa madeira no lixo. Guardei‑a até ao Verão e, como tinha de ser feito, fiz um grandioso fogo na praia para os meus melhores. Dancei, nessa noite dancei com a quilha às costas antes de vê-la a arder. Como me disse um amigo no outro dia, um Homem tem que ficar de pé, entre as ruínas.

Sem comentários:

Enviar um comentário